nilsa rodrigues

Monday, October 09, 2006

Atividade3-semana2-nilsa
1 - Qual a posição de Durkheim frente ao que se diz Stuart Mill?
A posição dele é bem clara e diz que a influência das coisas sobre os homens é variada ,pelos processos , pelos resultados que vem do do próprio homem e que a ação dos membros de uma mesma geração uns sobre outros difere do que os adultos exercem sobre a s crianças e adolescentes na qual ele considerou mais importante e chamou de educação.
2 - Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
Que segundo kant o fim da educação e desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição que ele seja capaz, ou seja, o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. Porém não é totalmente realizável; porque essa harmonia teórica se acha em contradição porque não conseguimos ser especialistas em tudo, cada pessoa tem sua vocação para poder desempenhar bem o seu papel na sociedade.
A educação não é igual para todas as pessoas , pois cada uma tem a felicidade a sua maneira, o que é felicidade para uma pessoa, pode não ser para outra, pois cada uma tem a sua realidade, aspirações de vida que serão sempre crescente como a educação do homem.
O ponto fraco em que incorrem é que não existe educação perfeita para o homem devido as suas diferenças, a sua cultura, a busca do saber e os novos conhecimentos que vão surgindo com o passar do tempo, com as novas descobertas feitas pelo homem.
3 - O que é preciso, de acordo com Durkheim para definir educação?
Faz-se necessário considerar os sistemas educativos do passado e o que temos para tirar deles o que tem em comum formando suas características em comum.
4 - De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Que cada sociedade na época em que vive tem seus interesses mais profundos em um determinado aspecto da vida humana,na qual valoriza mais seguindo suas necessidades para o momento com diversidades e elementos comuns.
5 - Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado tem que suscitar na criança. Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensáveis a todos os seus membros e que certos estados físicos e mentais que o grupo social particular (carta, classe,família,profissão), considera igualmente indispensáveis a todos que formam .
6 - A partir da definição “ A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações
que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança , certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente , se destine o que conclui Durkheim? Explique:
Os adultos ensinam as crianças a conviver em sociedade, desenvolvendo suas potencialidades, levando em consideração a sociedade em que a mesma está inserida.
7 - Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias independentes ?
Em cada um de nós dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo, e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar se individual. O outro é um sistema de idéias , sentimentos e hábitos que exprimem em nós, não a nossa personalidade , mas o grupo ou grupos diferentes do que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais , as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social.

1 Comments:

At 6:34 PM, Blogger cleide said...

Nilsa,
Parabéns pelo dia do professor!!!
Um grande abraço...

 

Post a Comment

<< Home