nilsa rodrigues

Tuesday, October 31, 2006

ESC-5 WEBER-1

Segundo o autor a dominação na qual as pessoas se submetem acontece por diversos motivos. Entre eles em receber vantagens, por hábito de deixar-se mandar ou ainda por afeto e afinidade com o dominador. Estas dominações apoiam-se em causas jurídicas que lhe dão legitimidade.
São três as formas legítimas de dominação.
Dominação Legal: Seu mecanismo está baseado em um estatuto com regras bem definidas, pois os direitos podem ser modificados ou recriados. A associação dominante é eleita e nomeada e seus funcionários nomeados pelo senhor. Sendo que o dever da obediência é graduado em uma hierarquia de cargo e a base do funcionamento técnico e a discilpina no trabalho.
Dominação Tradicional: É do tipo daquele que ordena é o senhor e os que obedecem são os súditos, servidores. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. Sua dignidade própria santificada pela tradição e fidelidade. Esse tipo de Dominação ocorre porque as pessoas acreditam no poder do dominante. De acordo com a sua dignidade que é confirmada pela tradição da comunidade.
Dominação Carismática: Em virtude de devoção afetiva a pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais, faculdades mágicas, revelações ou heroismo, poder intelectual ou oratória.
O sempre novo, o extracotidiano, o inaudito e o arrebatamento emotivo que provocam e constituiem aqui a força de devoção pessoal. Seus tipos mais puros a dominação do profeta, do herói, do guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante e de caráter comunitário na comunidade ou sequito. O tipo que manda é o lider e o que obedece é o apóstolo. A autoridade carismática guia sua comunidade pelo seu carisma, não necessitando de qualquer qualificação ou competência pois consegue dominá-los com suas palavras tocando os sentimentos das pessoas.
Lendo o texto da teoria de Weber em muitos momentos parecia-me que estava lendo um texto que foi escrito recentemente.
Muito tempo já se passou e muitas idéias continuam enraizadas na nossa sociedade atual. Penso que o homem mesmo com tanto desenvolvimento em todos os sentidos, ainda busca um herói ou um vilão para depositar neles muitos anseios, sonhos e fracassos. Esquecendo-se assim um pouco da importância e do valor da vida em grupo, do compartilhar e crescer juntos.

2 Comments:

At 1:11 PM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Nilsa

Ler os clássicos pode parecer enfandonho de início, mas vem enriquecer sobremaneira a nossa compreensão da realidade. Como estás vendo este mesclar de idéias e autores lá no nosso forum?

abraço,
Suzana

 
At 2:48 PM, Blogger valeria said...

Oi! Nilza achei bem legal o teu blog. E o teu texto não ficou muito extenso mas ficou claro e objetivo, escrevendo realmente o principal sobre o texto, fazendo uma relação com os dias de hoje. Beijos.

 

Post a Comment

<< Home